Histórico da Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da UFSC

07/06/2024 12:10

A aprovação da Política de Ações Afirmativas na Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina no Conselho Universitário e a subsequente publicação da Resolução Normativa n° 168/2022/CUn, de 30 de agosto de 2022, é o resultado de uma incansável jornada iniciada em meados de 2012 por um grupo de docentes do Colégio de Aplicação, colaboradores do Projeto Baobás, e um pouco mais tarde, por um outro grupo composto por servidores técnicos-administrativos e docentes do Núcleo de Desenvolvimento Infantil e do Colégio de Aplicação por volta de 2016. Em ambos, a preocupação com a diversidade e a educação para as relações étnico-raciais, bem como a necessidade de se adotar uma política que ampliasse o acesso de pretos, pardos, indígenas e quilombolas às duas escolas foi o norte das ações. Ao final de 2020, a Vice-Diretora do CA, Professora Marina Guazzelli Soligo, designou uma comissão que, posteriormente se uniu ao NDI somando esforços na denominada Comissão de Formulação da Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (Portaria n° 883/2021/GR). A Comissão efetuou estudos e pesquisas, coletou e analisou dados referentes à população estudantil do CA e do NDI, publicou artigos e entrevistas, ouviu estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e convidou toda a comunidade escolar para o diálogo por meio de videoconferências com palestrantes externos. No início de 2022, a proposta foi apresentada aos colegiados do CA, do NDI e ao Conselho de Unidade do CED, sendo aprovada para apreciação na Câmara de Graduação e posteriormente, no Conselho Universitário. O ano de 2023 marca o início de uma nova caminhada. O CA e o NDI acolhem estes novos sorrisos com alegria, amor e afeto com a certeza de que construiremos escolas mais equânimes e preocupadas com uma educação pública de qualidade com acesso e permanência para todos. Com a publicação dessa resolução, a Universidade Federal de Santa Catarina agora possui políticas de Ações Afirmativas em todos os seus âmbitos. Esta agenda comemorativa é um gesto de boas vindas aos nossos primeiros estudantes beneficiários das Ações Afirmativas da Educação Básica da UFSC.

Maristela Campos
Doutora em Literatura de Língua Inglesa
Professora de Inglês do Colégio de Aplicação – UFSC
Vice-presidente da “Comissão de Formulação,
Acompanhamento e Avaliação das Ações Afirmativas
da Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina